Fiquei muito surpreso com essa coisa, no mínimo muito estranha, ao ouvir a notícia segundo a qual no Canadá existem clínicas de ultrasom dedicadas a fornecer serviços privados a gestantes - e com esse nome engraçado "de entretenimento" onde dizem, os pais vão apenas ver o feto "de brincadeira". Mas, apesar de estranho, estaria tudo bem, a não ser que se conheça o sistema de saúde daqui.
No Canadá todas as gestantes fazem ultrasom grátis, no sistema público e há direito irrestrito ao aborto (como em qualquer país decente que respeita as mulheres), mas apenas até a vigésima semana de gestação, antes da qual os médicos não informam o sexo do bebê, por um motivo muito triste e terceiro-mundista que eu já contei aqui: certos imigrantes de certos países preferem filhos homens e tendem a abortar fetos femininos! Daí surgiram essas clínicas que dão a informação a qualquer momento, permitindo assim, que tais imigrantes façam o que o sistema público estava impedindo (geralmente) que eles fizessem. Mas tais clínicas não cometem crime algum, e por isso surgiu um debate ético sobre elas, cuja maioria jura que não informa ou se responsabilizou a não mais informar o sexo do feto antes das 20 semanas. Mesmo sem a obrigação de se comprometer.
Mas, pelo jeito, elas vinham informando bastante pois, em comunidades indianas (por exemplo) vem nascendo mais meninos do que meninas - algo que é contra a tendência natural, pois sabemos que sempre nascem mais meninas! Nesse ponto, Vancouver ficou bem, pois é a ÚNICA grande cidade canadense cuja comunidade indiana tem mais filhas do que filhos, como é natural. Mesmo havendo tais clínicas aqui também. Talvez os imigrantes daqui sejam mais antigos e já com uma mentalidade mais sensata e adequada aos nossos valores e civilização.
Por fim, uma observação muito importante: tal debate ético não é contra o aborto, pois aqui é um direito das mulheres, que não se discute. O debate é sobre certas culturas fazerem aborto seletivo de meninas. Nada dessa tolice de "pró-vida" não. É pró-igualdade entre os sexos, contra a imbecilidade machista de certas culturas que consideram homens melhores do que mulheres. Isso sim é importante aqui. E isso sim tem que ser combatido. Mais um problema que certos imigrantes de certas culturas trazem para cá.
2 comentários:
So para constar: o Canada fornece 1 ultrasom gratis, o outro eh para suspeita de que algo esta errado, assim completam as 2. Outras por curiosidade, sao pagas. E eh uma novela conseguir.
Meus vizinhos indianos "ricos", (na casa deles tem ate cinema com maquina de fazer pipoca) tem 3 filhas. Na ultima tentativa veio um menino, que eh tratado como "ouro". Menino chato e estragado..cultural mesmo, pque ele herdara tudo dos pais enquanto as filhas irao cuidar de outras casas. Dificil de engulir, mas eh um fato.
Obrigado pela informação, Marília.
Putz... nem me fale de filhos homens mimados de família indiana rica... já tive experiência trabalhando com um e sei como é... Feio o negócio... hehehe.
Se bem q no BR não é diferente. Gente riquinha mimada é a mesma m... em qq lugar. Só q em culturas chauvinistas acontece mais em casos como este, né...
Postar um comentário