quarta-feira, 13 de junho de 2012

Canadá: melhor país para as mulheres

Foi a decisão de um painel internacional de especialistas, que analisaram dados referentes a educação, saúde, política, segurança, trabalho, etc dentre os países do G20.

Ao contrário do que poderia ter acontecido em alguns outros países, a reação aqui não foi festiva pois, em vez de comemorar, as pessoas fizeram ainda mais reclamações sobre pontos com os quais não concordam. Por exemplo, consideram que as mulheres aqui ainda têm participação política e salários inferiores aos homens.

É verdade que nem tudo é perfeito e, em certos quesitos, países europeus estão bem à frente, como por exemplo na questão da Política. Mas, ao mesmo tempo, muitos se lembram que em países onde mulheres são presidentes ou primeiro ministros (citaram o Brasil como exemplo), a situação das mulheres ainda é bem ruim e a participação política delas é irrisória (menor do que aqui).

Quanto aos pontos positivos, realmente, eu acho que as mulheres canadenses têm dignidade, respeito, acesso irrestrito a educação, trabalho e saúde (inclusive aborto). E quanto a segurança, nem se fala. Embora reclamem dos índices de estupro (um pouco acima do que se esperaria), aqui elas estão é muito seguras, assim como a população de modo geral. Eu vejo mulheres indo sozinhas a qualquer lugar e a qualquer hora sem o menor medo. E machismo aqui também não manda nada.


Nenhum comentário: