quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vive le Poutine!

Para aqueles que se perguntam como é a culinária canadense, uma resposta definitiva é impossível, pelo menos hoje em dia, visto que os canadenses incluem em seu menu influências do mundo todo.
Mas há um prato considerado um ícone da cozinha local: o poutine, que na verdade teve sua origem em Quebec (por isso é uma palavra francesa), mas agora é considerado - talvez - o prato típico nacional. Essa generalização deve ter se dado pelo fato dos canadenses serem um tanto carentes de identidade nacional e não poderem desperdiçar oportunidades.
E do que se trata? Simplesmente de batatas fritas cobertas com gravy (um caldo grosso de carne) e pedaços de queijo fresco, ainda cremoso. Dever ser servido bem quente. Vejam o resultado:


Confesso que eu nunca senti entusiasmo algum pelo prato, por ser tão simplório, não muito atraente e nem saudável com todas suas calorias e gordura. Confesso que demorei mais de 1 ano p/ experimentar e mesmo assim só o fiz num momento de tédio e falta de idéia de outra coisa p/ pedir, uma vez, numa certa lanchonete.
A SURPRESA é que eu gostei! Ainda mais agora, com o frio, é uma delícia se refestelar em toda aquela suculência quentinha e saborosa tão inerente àqueles pratos não-recomendados, que de forma genérica chamamos "comfort food".
Vc encontra o poutine tanto em restaurantes caros quanto em fast-foods (bem baratinhos). A qualidade varia pouco, devido à simplicidade do prato. Ótima pedida p/ o outono/inverno, se vc queimar as calorias depois.

2 comentários:

luciano disse...

Parece gostoso, me diga uma coisa Alex os canadenses são tão obesos qto os americanos??

Luciano

A. disse...

De modo algum, Luciano. A diferença é muito grande. É raríssimo a gente ver por aqui aquelas baleias ambulantes q a gente vê tanto nos EUA. Os canadenses são muito ligados nesse lance "saúde" (até demais penso eu às vezes). Especialmente em Vancouver! O pessoal aqui é mais em forma do que brasileiro, inclusive.