segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Remembrance Day

Este feriado, tb conhecido como dia dos veteranos ou do Armistício, celebra a memória de soldados e civis que morreram em guerras passadas e presentes, especialmente a 1a Guerra Mundial, que terminou oficialmente às 11 hs do dia 11 do mês 11 de 1918. No Canadá as pessoas usam na lapela uma papoula vermelha, simbolizando todo o sangue perdido naquele conflito. Há comemorações em todos os países da comunidade britânica e tb nos EUA.
Durante toda a semana homenageamos os veteranos e há lançamentos de filmes e documentários sobre guerras, sendo os mais interessantes, pelo menos ao meu ver, aqueles que mostram a 2a Guerra Mundial.
Falando nisso, sem querer ser patriota, mas apenas JUSTO. Eu acho que os veteranos merecem todo o nosso respeito e homenagens -  não apenas os que sobreviveram mas especialmente aqueles que deram tudo em nome de um ideal. Ainda que às vezes de forma manipulada – não faz diferença, pois quando alguém resolve morrer por algo, podemos ter certeza de que há honestidade, pelo menos de parte do indivíduo. Ainda tentando ser justo, noto que nós, brasileiros, totalmente ignoramos os nosso veteranos da FEB – Força Expedicionária Brasileira, que foram lutar contra os alemães na Itália, durante a 2a Guerra, fizeram um bom trabalho, ainda que mal-treinados e mal-equipados (como sempre acontece com brasileiros). Na verdade, fizeram um ótimo trabalho, e foram completamente esquecidos. Isso é um absurdo imperdoável!
Seria muito bom nos lembrarmos mais e render homenagens a brasileiros que lutaram contra o nazismo e que tomaram parte em fatos que redefiniram o nosso mundo, ainda mais no presente momento pós-eleições, quando uma parcela da população brasileira demonstra atitudes fascistóides e racistas, em mais uma demonstração de decadência moral e cultural, de forma flagrante e inegável.
Assim sendo, fica aqui, pelo menos de minha parte, no Remembrance Day, uma singela mas muito sincera homenagem aos pracinhas brasileiros, tão merecedores quanto os canadenses, americanos, britânicos e etc. (11/Nov/2010)

General alemão rendendo-se aos brasileiros

Um comentário:

A. disse...

Verdade Fiona. Uma pena que não posso transferir os comentários tb. Mas estou gostando bem mais da plataforma do Blogger.
Obrigado! :)