quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Muito frio. E neve!

Vancouver, famosa pelo clima ameno e por atrair tanta gente justamente por isso, esta semana surpreendeu. Chegamos a ter 10 graus negativos, o que já é suficiente p/ causar desconforto. Por ironia, aqui estava muito mais frio do que em Toronto, por exemplo. Mas nem assim passamos a vizinha Alberta, onde a temperatura já beirou os 30 negativos em alguns lugares esta semana. Sabemos entretanto que o frio "desconfortável" aqui não dura muito, enquanto que em outros lugares ele veio p/ ficar até o fim do inverno.
E ele muda tudo. Gorros e cachecóis passam a ser acessórios obrigatórios. Luvas tb, se vc não ficar com as mãos dentro do bolso. Os carros precisam de pneus de neve e quem mora em casa precisa limpar a neve da calçada, sob pena de ser multado ou mesmo processado caso alguém caia e se machuque. Em lugares mais frios os preparativos vão muito além disso, mas não vem ao caso agora.
Saindo de manhã...

De fato, o inverno é uma estação paradoxal, pois é lindo e há muita diversão e prazeres diferentes. Por outro lado tb há problemas. Por exemplo, hoje de manhã eu saí de casa e fiz uma caminhada deslumbrante, passando por um parque idêntico àqueles cartões de natal bem tradicionais. A neve estava fresca, branca, seca e firme. Já, na saída da trabalho, ela tinha começado a derreter e se se transformado em "slush" que é uma coisa feia, escura, molhada, escorregadia e irritante, que molha os pés da gente e causa acidentes. Imagine sua cidade toda coberta por alguns centímetros de "raspadinha de gelo" derretendo. É muito ruim; e pior ainda se esfriar abaixo de zero novamente e isso se transformar numa placa de gelo; daí sim, a pior coisa p/ quem precisa caminhar ou mesmo dirigir. Para os pedestres é como andar num rink de patinação, sem patins. Felizmente não vai ser o caso desta vez, e isso raramente acontece aqui. Mas a estação está apenas começando... e este ano promete.
... e o "slush" depois.

Nenhum comentário: