De acordo com o Centro Canadense de Estudos da Qualidade de vida, 92.1% dos canadenses se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com suas vidas. O estudo foi feito com base em dados da pesquisa nacional de saúde comunitária. Sim, aqui tem tudo isso, pq as pessoas e o governo se preocupam com essa "bobagem" chamada "bem-estar". Tanto individual quanto social.
Claro que isso não surpreende ninguém, pois sabemos que, apesar daquele papinho romântico segundo o qual, sol, praia, batuque, religião e "galera" é que traz felicidade (na verdade, alegria), na real mesmo, p/ ser feliz a gente precisa é de civilização, infra-estrutura, paz, boa saúde, liberdade, segurança e educação. Precisamos ter o básico garantido, p/ vivermos com dignidade, respeito e sem medo de andar na rua, de assalto, sequestro ou bala perdida.
Fora essa lição óbvia, tiramos disso tudo uma outra, não tão-óbvia: povo feliz não é aquele que faz questão de se dizer feliz e forçar o sorriso em meio ao caos, p/ não ter que admití-lo. Feliz é o povo que zela com seriedade por sua própria felicidade e não perde tempo fazendo propaganda enganosa de si mesmo.
E aqui vai o ranking das cidades mais felizes do Canadá: 1)Sherbrooke / 2)Brantford / 3)Trois-Rivières / 4)Quebec City / 5)St. John's / 6)Calgary / 7)Peterborough / 8)Saguenay / 9)Greater Sudbury / 10)Halifax.
Vancouver não aparece na lista pq, apesar de toda a beleza natural, clima ameno, qualidade de vida e cosmopolitanismo, aqui uma boa parte da população é chata, antipática e metida a besta, e gente assim não é feliz.
5 comentários:
Sabe, várias coisas para dizer sobre o tema, mas acho que o espaço de comentários do seu blog pessoal não é para isso. Saudade de ter um lugar para poder debater, ouvir e dar opiniões. Então, comentando rapidamente, parabéns aos canadenses e que um dia os brasileiros conheçam esse gosto.
Rosana, caso vc não se importe c/ o formato acanhado e o reduzido número de possíveis debatedores, pode comentar o q quiser aqui, q eu não me importo não.
No fim das contas, locais mais estruturados, apropriados e destinados ao debate acabam atraindo um enorme número de calados ou idiotas mesmo hehehe...
Voltando ao texto, eu duvido muito q os brasileiros algum dia conheçam este gosto, pq o BR nunca foi e nunca vai ser uma república ou uma democracia de verdade (um país q realmente pertença ao povo e onde o povo realmente seja consciente e participante). O BR sempre foi e sempre será um "fazendão", onde manda quem pode, obedece quem tem juízo" (eles até adoram dizer isso), e a grande maioria só pasta. A economia pode melhorar ainda mais e ser até uma das melhores do mundo, mas o resto, jamais. Isso pq nunca soubemos ser um país e nem queremos aprender. É cada um por sí e dane-se o todo.
Ilustrando, só p/ terminar, no Canada Day do ano passado, durante as celebrações, estavam mostrando várias respostas à pergunta "Pq vc ama o Canadá?". Uma bem simples e singela disse tudo: "Pq o Canadá tb me ama". Os brasileiros podem até dizer que amam o Brasil (seja de forma sincera ou apenas posando de patridiotas p/ não perder a graça). Mas quantos deles podem dizer que o Brasil (enquanto país) os ama? Eu, pelo menos, nunca me sentí amado, mas apenas roubado, abusado, etc...
Valeu pela abertura Alex. Acho que é possível encontrar um meio termo que permite usar aqui da maneira que foi sugerida e ao mesmo tempo respeitando o seu espaço. Não estou em guará, mas quando voltar apareço aqui para trocarmos umas idéias, como já se tornou costume. Abração.
Blz Rosana. Antes de tudo eu sou um pensador e p/ mim qq lugar é lugar p/ análise e debate. Eu apenas não gostaria de debater aqui tópicos q eu não coloquei por não considerar apropriados a este blog especificamente (e eu sei q vc sabe disso - só tô explicando caso outras pessoas tenham a mesma dúvida) mas, se o tópico tá aqui, fique à vontade p/ criticar, comentar, analisar, etc. Abraço!
Postar um comentário