domingo, 5 de outubro de 2014

Votando em Vancouver

Hoje eu votei pela primeira vez fora do Brasil. Este ano resolvi transferir meu título para cá, pois assim fica mais fácil não ficar devendo nada para a Justiça Eleitoral brasileira no caso de eu precisar renovar algum documento brasileiro algum dia.

A mudança de domicílio eleitoral ocorre da mesma forma como acontece dentro do Brasil mesmo. É como apenas mudar de uma cidade para outra. Demorou, mas é a burocracia normal de sempre. Embora eu tenha enormes críticas quanto à burocracia brasileira, a organização do estado e o governo brasileiro, tenho que dizer que o consulado aqui funciona bem. Não tenho reclamações. Os funcionários são ótimos. Já ouvi críticas mas, falando por mim, sempre fui bem atendido.

Hoje fui lá, com o título em mãos (e outros documentos) e encontrei um sistema de segurança especial, porque o consulado era o único escritório funcionando no prédio hoje (um prédio de escritórios grande e bastante elegante em frente à estação Burrard do metrô). O consulado estava praticamente vazio, e descobri que meu nome é o primeiro da lista na minha seção. Como a gente aqui no exterior só vota para presidente (eu não sabia disso) e não havia fila, tudo durou pouco mais de um minuto. Como sempre, fui muito bem atendido e as pessoas muito simpáticas.


Nenhum comentário: