sábado, 4 de outubro de 2014

Você é brasileiro! Que legal!

Este post é de detonar o Brasil. Hoje, vendo umas palhaçadas brasileiras sobre as eleições que viraram notícia na CNN, eu me lembrei de algo que eu não sei se já partilhei aqui: a reação dos gringos ao saber que você é brasileiro, um ser exótico e interessante. Não se preocupem, pois geralmente é ótima, e vem acompanhada de um sorriso e uma exclamação positiva, de admiração. Muito poucos deixam escapar algum sarcasmo, porque a maioria é gente educada ou politicamente correta. Claro que também existem aqueles que já tiveram experiências ruins com a malandragem do brasileiro. Entretanto, no geral, a reação é muito boa.

Mas... Tem sempre um "mas", né? Porque eu sou chato mesmo e não deixo as pessoas serem felizes. O sorriso não é só de admiração, mas de condescendência por aquele povo tão incompetente, relapso, tacanho, burro, inconsequente, atrasado no quesito "civilização", ignorante, mal educado, com inglês ruim e engraçado, sem "disconfiômetro", mas que é "gente boa", simpático, amigável, divertido, sensual e "gostosa" - no feminino mesmo, porque quem conta mesmo são as mulheres no quesito "gostosura" (e também, geralmente, nos quesitos "burra", "fácil" e "oferecida", no ponto de vista deles - não sou eu que digo). Os caras não despertam a atenção das gringas.

O mais triste não são os estereótipos, afinal todo povo tem os seus, mas o fato de que a gente realmente merece a fama, não apenas de "gostosa", "gente boa", divertida, amigável e sensual, mas principalmente do resto, que não é nem um pouco lisonjeiro. Dá vergonha? Dá. Mas, dependendo do dia e da hora, a gente entra no clima e dá risada da gente mesmo - ainda que eu não possua a grande maioria das características consideradas "típicas" do brasileiro. Phoda.

Nenhum comentário: