sábado, 30 de junho de 2012

Notícias do Brasil

Me desculpem se eu soar muito pessimista mas eu prezo muito a sinceridade e eu tenho que escrever certas coisas. No caso, sobre o sentimento de nojo (na falta de palavra mais branda) por certas coisas que ocorrem no Brasil e que a gente fica sabendo aqui. E, nessas horas, é quando mais ficamos felizes por termos ido embora - também por isso eu sempre digo a quem pergunta e não é muito limitado, que vale a pena sim sair a procura de outros lugares mais decentes para se viver.

E não me refiro a nenhum incidente isolado, mas a todo um conjunto de acontecimentos, tendências e transformações pelas quais notamos, de longe, o país passando. Podemos ver que, além de não resolver suas antigas mazelas (crime, corrupção, ladroagem, malandragem, esperteza, alienação, sistema de privilégios, falta de educação e etc) os brasileiros vêm adicionando a elas novas coisas terríveis, primitivas e assustadoras. Por exemplo, essa preocupação agora em eleger mais políticos bandidos só porque são evangélicos. Agora, notamos que o legislativo no Brasil tem duas funções: a primeira e tradicional que é roubar; e a segunda e nova, que é fazer proselitismo religioso e tentar instaurar características teocráticas de fundamentalismo cristão no país, destilando o ódio contra todos que não partilham de suas crendices e moral (falsa e hipócrita). Como se isso fosse melhorar alguma coisa. Claramente, só está piorando. Querem imitar o Irã? Por que não imitam a Noruega, a Suécia ou mesmo o Canadá? Qual o sentido disso? E o povo parece que aprova. Quanto aos outros poderes, nada de novo.

Depois vem a desvalorização total da vida humana e da liberdade de ser. Por exemplo, quem é gay, transexual, prostituta ou até mesmo trabalhador doméstico pode ser agredido na rua, por gente "de bem e sem passagem na polícia", enquanto espera o ônibus, simplesmente por ser "diferente" se é que ser essas coisas ainda é muito "diferente" ou faz as pessoas indignas de serem respeitadas como seres humanos. Já aconteceu muito, e agora acontece até por engano. Há homens sendo assassinados na rua porque foram confundidos com homossexuais por estarem abraçados com filhos ou irmãos! Acabou de acontecer de novo! Que tipo de povo é este? O que eles têm na cabeça, além de merda? Não lutam pela própria dignidade, não tomam as rédeas de seu próprio destino, se deixam roubar e mentir, mas querem matar quem é ou apenas parece gay ou prostituta, ou qualquer coisa que a maioria não é? E não é só isso. E o culto à bandidagem e à estupidez nas músicas, novelas, etc? E a educação? E essas crianças analfabetas que não podem ser reprovadas e nem contrariadas? Mas podem bater em professores! São filhos de pais também canalhas ou apenas omissos? Que futuro terá o tal "país do futuro"? E tem muito mais podridão política, institucional, cultural, estética, anti-ética, injustiça, violência, machismo, misticismo e etc, que nem cabe citar aqui. E é tudo cada vez pior. Ah, mas vai ter copa do mundo! Viva o futebol! Só sinto nojo; me desculpem. E vergonha também.

Nenhum comentário: