segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mais um Canada Day

Já é meu quarto, desde que imigrei. E nunca fiz tão pouca coisa. Além da aversão por multidões, pouca coisa é realmente interessante (pelo menos para mim), apesar de haver uma enorme variedade. Este anos comemoramos 146 anos de independência e 200 anos da guerra de 1812, quando o Canadá quase acabou, com a invasão por parte dos EUA, depois rechaçada.

Em Vancouver há celebrações, shows e eventos para famílias em todos os distritos da cidade e durante o dia todo - sempre com muita diversidade cultural; algo que vem sempre atrelado ao conceito de patriotismo no Canadá, e isso é algo muito bacana pois, em vez de se cultuar um modelo cultural "puro" para a nação, se faz justamente o contrário. Muito poucos países no mundo podem fazer isso. E as pessoas realmente saem e participam - pelo menos as que não viajam, pois é sempre um feriadão (se o dia primeiro cair num fim de semana, como foi o caso este ano, também não se trabalha na segunda-feira).

Quanto aos eventos, uma coisa que sempre me decepciona é a parada, pois são várias, em diferentes lugares, o que faz com que nenhuma delas seja realmente impressionante; fato pelo qual eu nem vou mais asisstí-las. Assim, pelo menos para mim, o que ainda chama mais a atenção são os fogos de artíficio, às 10:30 da noite, quando finalmente escurece no verão. Ví o de North Shore e o do centro da cidade (que aconteceram ao mesmo tempo) aqui mesmo, da sacada de casa. Bem de longe, é claro, mas evitei a multidão. Estavam ótimos. Quem viu de perto deve ter adorado.


Nenhum comentário: