Os quebecois têm mesmo essa fama de "encrenqueiros", no bom sentido, no sentido político da coisa, pois protestam por qualquer coisa que considerem ofensiva a seus direitos, liberdades e cultura. E mais uma vez, a fama se justifica.
Já faz 100 dias que os estudantes lá estão em greve e promovendo enormes protestos em Montreal, e tudo começou quando o governo provincial resolveu aumentar ligeiramente as mensalidades em faculdades e universidades, ao longo de alguns anos. Detalhe: Quebec é a província onde o estudo custa mais barato no Canadá inteiro! E mesmo assim os estudantes protestam sem esmorecer.
O governo se viu acuado, ministros se demitiram, e os protestos se tornam cada vez maiores. A reação foi passar uma lei que proíbe protestos com mais de 50 pessoas desde que não notificados com antecedência à polícia. Claro que o povo não ia aceitar isso, e os protestos continuam, cada vez maiores, pois agora a questão não se limita apenas a mensalidades escolares, mas também a liberdades civis. É... parece que uma nova revolução está começando lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário