quarta-feira, 16 de maio de 2012

Imigração em números e tendências

Imigração é um assunto muito importante no Canadá, pois é o país que mais vem recebendo imigrantes e podemos dizer que é o principal e mais fácil (ou menos difícil) destino para quem quer viver no "primeiro mundo". Também, porque o país precisa dela, e sempre há um debate sobre como aumentá-la, melhorá-la ou mesmo diminuí-la, pois algumas pessoas também são contra. Ou seja, há muito o que se falar sobre o assunto e ele sofre constantes mudanças.

E aqui vai um panorama atual em números, que pode ser útil para aqueles que estão considerando se tornar canadenses:

O Canadá recebe 250 mil novos residentes por ano, o que significa um crescimento populacional anual de 0.8% só com imigrantes! Está sendo proposto um aumento da cota para 400 mil, mas ele ainda tem que ser muito debatido, pois não basta receber mais imigrantes, mas sim receber aqueles que "darão certo". Especialmente pelo seguinte:

A taxa de desemprego geral entre imigrantes é 2.5% mais alta do que entre os nascidos aqui. Se considerarmos novos imigrantes, a diferença sobe para 6%. E aí entra toda a dúvida e necessidade de debates sobre o melhor modo de conduzir a mudança no sistema. O país precisa fazer isso, muito embora, no momento, apenas 15% da população apoie um aumento na cota anual. Apesar de todas as vantagens em termos de diversidade e econômicas trazidas pela imigração, ela também acarreta mais gastos governamentais e alguns outros probleminhas.

Por fim, a meta populacional: o Canadá acredita que, para se tornar uma das nações líderes do mundo, precisa ter no mínimo 100 milhões de habitantes. No momento, tem apenas pouco mais de um terço disso.


Nenhum comentário: