Depois de 104 anos, o tradicional "penny" deixou de ser fabricado hoje e logo deixará de circular. Sinal dos tempos, pois agora ele custa mais para fazer do que seu próprio valor.
Provavelmente não deixará saudades, pois não passa de incômodo - no aspecto prático, e as pessoas geralmente os descartam, dispensam ou os guardam em enormes jarras, ao longo dos anos, que ficam esquecidas em algum canto da casa.
Isso no aspecto prático porque, no cultural e histórico, ele foi muito importante. Gerou várias expressões populares e também serve como amuleto, pois as pessoas se abaixam para pegá-los quando os encontram caídos no chão, e não pelo seu ínfimo valor monetário, mas por sorte!
Dentro de algum tempo não existirão mais, a não ser nas tais jarras esquecidas pelas casas. Daí o comércio vai arredondar os preços para menos quando terminarem em até 2 ou 7 centavos e para mais quando terminarem acima desses números - coisa que muita gente de bom senso já faz, mas nem sempre funciona, porque quando se adiciona os impostos aos preços, geralmente o resultado é quebrado, o que deixará de acontecer depois da aposentadoria definitiva dos velhos pennies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário