Aconteceu na França, durante a 1a Guerra Mundial. Os canadenses estavam lá lutando, como sempre e como outros países membros, ajudando a defender o império britânico.
Há muito o que se dizer sobre ela, como ocorre com tantas batalhas em tantas guerras mas, para os canadenses - e aqueles que se interessam em aprender sobre a História e a formação do país - ela é de enorme importância.
Apesar de ter sido uma vitória, custou muito caro: mais de 10 mil baixas canadenses em apenas 3 dias de combate contra os alemães entrincheirados. Mas não é o resultado e nem as baixas que fazem de Vimy Ridge uma página tão importante para o Canadá. Na verdade, é o fato de ter sido a primeira vez em que tropas canadenses lutaram como uma força nacional. Naquela época, o Canadá como país e como o conhecemos hoje ainda não existia. Era apenas um grupo de "colônias" (entre aspas) britânicas, que pela primeira vez lutaram lado a lado como se fossem um único país - o que realmente se tornaram algumas décadas depois, e o resultado é o Canadá que conhecemos hoje.
Depois de tantos anos, já não existem mais veteranos sobreviventes daquela batalha, mas são todos muito bem lembrados. De 9 a 12 de abril comemoramos Vimy Ridge por estes dois motivos principais: a enorme perda humana para uma terra tão pouco povoada naquela época e o nascimento de uma espírito nacional canadense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário