quarta-feira, 21 de março de 2012

Cidadania Canadense I

É, minha gente... após 3 anos de permanência aqui (descontado o tempo de férias no Brasil no ano passado), eu pude finalmente enviar meu pedido de cidadania. Assim como aconteceu com o pedido de residência, foi muito simples e fácil - tudo feito pela internet. Formulários, pagamento de taxa, e agora o acompanhamento do desenvolver do processo pelo site do governo.

Oficialmente só sabemos que o pedido foi aceito quando recebemos pelo correio uma carta informando isso (mais de duas semanas depois), e junto com a qual também recebemos um livreto sobre os diversos aspectos do Canadá (mais parece um catálogo de viagens), que nós devemos ler em preparação para a entrevista, que pode ser escrita ou "ao vivo" com um juiz de imigração, onde ele vai avaliar se o candidato tem conhecimento suficiente da língua, dos costumes, da cultura e do sistema político canadense. Tudo muito fácil, diga-se de passagem, para quem veio morar aqui para se integrar e não para ficar "na aba" de ninguém ou afundado em comunidades étnicas.

Agora é só esperar enquanto investigam minha vida toda novamente (hehehe) para que depois me chamem para a entrevista e, finalmente, o juramento, depois do qual já serei cidadão de uma nação de "primeira linha". Diz o site que o processo todo anda levando 19 meses, mas eu acredito que será um pouco menos - e assim espero.


2 comentários:

Marilia disse...

haha nacao de primeira linha foi hilario!!

A. disse...

:p