Esta questão da diferença entre Brasil e Canadá é muito incidente, e nós que moramos aqui sempre a ouvimos, especialmente quando vamos ao BR. É sempre difícil de responder, por serem muitas, de naturezas diversas e também por ser muito complicado explicá-las completamente, ainda mais para quem nunca saiu do BR, sempre viveu sob um sistema de ladroagem e corrupção, e por isso e não tem na mente um conceito claro do que deveria ser um país sério e de como isso funcionaria.
Acabei ver, por acaso, um vídeo feito por um brasileiro que mora aqui, onde ele explica a diferença através de um único aspecto: os impostos. Pode parecer limitado, mas não é pois, como ele mesmo explica, tal questão tem muitos desdobramentos que influenciam um país, sua política, ética e cultura como um todo. Claro que a diferença entre os dois países não se explica apenas pelo modo como se pagam impostos, mas este é um aspecto que vale muito a pena ser entendido. E os diversos aspectos a gente entende um por vez, até que eles todos se juntam e tudo passa a fazer sentido. Coloquei o vídeo abaixo.
4 comentários:
Isto não gera confusão? digo vc vê o preço do produto ex 100 dolares , mas no final vai pagar 105 dólares devido ao tal gst, vc não pode ser pego de surpresa pois vai pagar a mais do que está na etiqueta? acho que como brasileiro eu demoraria para me acostumar.
Ah sim tem o lado da transparência que é muito bom, aqui a gente não sabe qto paga em impostos e mesmo qdo o governo baixa os impostos os empresários sempre têm uma desculpa para não baixar os preços.
Sim, gera. Inclusive me lembro q fiquei muito confuso na 1a vez q comprei algo na minha 1a viagem aos EUA. Fiquei imaginando q a caixa tinha me roubado, mas sem coragem de reclamar, inclusive pq meu inglês era péssimo hahaha!
Mas qdo a gente entende o sistema, sem problema, pois está preparado. Compras grandes a gente paga no cartão e nas pequenas, qdo paga em dinheiro, reserva umas moedinhas a mais, pro imposto.
Olá Alex, sou o cara de ontem do Vale, meu nome é Marcos.
Acho que o principal problema do Brasil é a não valorização do trabalho e ultra valorização das coisas, tudo aqui é muito caro, exemplo, casa e carro. Isso gera toda a sorte de distorções, menos consumo, menos consumo de cultura, mesquinharia e o famoso passar a perna nos outros. Imagino um pai de família que ganha 600 reais e paga aluguel, difícil exigir desse cara ética em toda sua amplitude, esse cara é um naufrago e o problema é que temos milhões de casos assim. O dinheiro no Brasil circula numa sociedade de 30 milhões de pessoas que é o Brasil A e B os outros 170 estão a própria sorte. enfim, Brasil...
Olá Marcos.
Concordo com vc. As coisas são supervalorizadas, justamente por serem caras e as pessoas ganharem pouco. Daí, é "normal" vc matar alguém p/ roubar um câmera ou um relógio de 200 reais. Realmente, isso gera uma distorção enorme. Junte a isso o culto à malandragem e à bandidagem, mais o sentimento de impunidade, pois vc sabe q se fizer isso tem grandes chances de sair impune. Pronto: a merda tá feita.
Postar um comentário