domingo, 8 de janeiro de 2012

Bicentenário da Guerra de 1812

Este ano o Canadá comemora 200 anos desta guerra muito interessante, da qual pouca gente sabe. Em 1812 o país ainda era parte do império britânico, que era o mais poderoso naquela época. E os britânicos estavam se opondo a muitos interesses americanos no mundo, o que fez com que os EUA (que estavam começando a virar potência também), em represália, declarassem guerra e invadissem o Canadá, com a intenção de anexá-lo. Ou seja, se tivessem vencido, hoje não haveria Canadá, mas apenas os Estados Unidos, e com o dobro do tamanho! Já imaginaram?

E os americanos vieram. Chegaram a tomar Toronto (que na época chamava-se York). Mas sofreram derrotas e tiveram que recuar. E daí houve um fato humilhante que muita gente nem imagina: os ingleses e canadenses os perseguiram, chegaram a Washington (capital dos EUA) e queimaram a cidade, incluindo a Casa Branca!

No fim das contas, depois de 3 anos, assinou-se um tratado de paz, com os EUA tendo perdido muito mais soldados do que os britânicos. Embora pareça que esta tenha sido uma derrota americana, muitos dizem que ninguém perdeu, pois os americanos conseguiram fazer com que os ingleses não mais os atrapalhassem, e os ingleses e canadenses conseguiram colocar os americanos para correr, sem perder nenhum território. Outros dizem que os americanos realmente perderam, pois falharam em seu objetivo de anexar o Canadá. Ainda bem! Por isso, começando este ano, teremos várias comemorações deste conflito tão importante e pouco lembrado.

Nenhum comentário: