Algumas cidades costeiras no Canadá estão comemorando esta semana uma grande notícia: o governo federal resolveu construir novos navios militares e restaurar outros. Para quem não entende a dimensão da coisa, devo dizer que haverá uma injeção enorme de dinheiro - tão grande que vai garantir a estabilidade das economias locais e regionais durante mais de uma década!
A grande campeã foi a província de Nova Scotia (no Atlântico) cujos estaleiros receberam encomendas de 15 bilhões de dólares. Aqui no Pacífico, em North Van, a conta será de 8 Bi. Até Edmonton, aqui na vizinha Alberta ganhou uma encomenda para reforçar a blindagem de carros de combate (eles não tem mar lá).
É bacana ver o povo comemorando isso, ciente que vai ser bom para suas comunidades. E outra coisa: todo o processo de licitação foi apolítico (e até agora ninguém fez acusação alguma em contrário). Nada de lobbies e nem politicagem, toma-lá-dá-cá, propinas, comissões, etc. Tudo na limpeza e dentro de requisitos apenas técnicos. Nenhum deputado ou senador puxando sardinha para certas empresas e nem querendo lucrar em cima da notícia. Os premieres das províncias até apareceram na televisão, mas apenas comemorando e não dizendo que eles conseguiram isso ou aquilo. Se fosse no BR, a gente comprava tudo de fora, de algum lixão do primeiro mundo, usado, obsoleto, quebrado, bem caro, devidamente superfaturado e com "gorjetinhas secretas" para muita gente...
2 comentários:
Aqui no brasil tem um processo semelhante em andamento, se chama "construção dos estádios da copa". Tem muita gente comemorando, uns mais que outros ($$).
Aqui no BRasil ano passado o cachaceiro analfabeto (Lula) iniciou a retomada da construção de navios pela petrobras (junto com a então candidata dilma) teve toda aquela festa etc e tal, o primeiro navio entregue chama-se "joão candido" o almirante negro da revolta da chibata, hj mais de três meses do navio ter ficado pronto ele ainda não saiu do lugar (em média isto ocorre após 2 meses) mas paraa petrobras está ótimo o governo injetou uma qtde maciça de dinheiro na empresa (empresa que por sinal patrocina a UNE e o PT)
Postar um comentário