O Canadá é um país civilizado e habitado por um povo pacífico e ordeiro, certo? Sim, é verdade, mas hoje uma parte deles resolveu contradizer essa noção e dar um vexame de dimensões homéricas por causa de uma porcaria de um campeonato de hockey sobre o qual eu já falei aqui.
Ao fim da partida final, em Vancouver, o time da casa perdeu a taça para o time de Boston, e foi o começo de uma quebra-quebra imbecil na cidade. Uma cidade tão bonita, limpa, agradável e admirada no mundo todo se viu em chamas, cheia de fumaça, vidro estilhaçado, carros virados, muita bagunça e vandalismo. Eu e muita gente já sabíamos que isso ia acontecer, e até fizemos brincadeiras hoje antes do jogo sobre não sair de casa e tal, mas ninguém esperava tanto.
Como eu sempre digo, essa coisa de esporte-espetáculo, usado pela mídia para ganhar dinheiro e alienar as massas, gera também fanatismo e dá brecha para gente mal-educada e frustrada liberar sua estupidez de forma violenta. No Brasil isso já me incomodava profundamente, e até aqui hoje isso acontece. E agora foi feio.
É muito triste ver o centro da cidade como vimos hoje (pela TV), ainda mais uma cidade que eu gosto tanto. Muito triste mesmo. E por motivo tão insignificante e torpe - oficialmente falando, pois sabemos que motivos reais são outros.
Isso vai gerar não apenas prejuízos materiais mas também de imagem para Vancouver, que já tinha apelido de "cidade sem diversão" justamente porque as autoridades limitavam muito certos eventos públicos em nome da ordem. Agora vão limitar ainda mais.
Se eu fosse o prefeito declarava luto oficial de uma semana, e o sepultamento da imagem da cidade, graças aos "fãs do esporte".
Abaixo os ópios do povo! E abaixo quem se utiliza deles como desculpa para fazer estupidez, seja onde for. Como expliquei para um amigo "esportista de sofá" (como todos hoje em dia) que se ofendeu com minhas críticas, sou a favor do esporte que se pratica - mas esse que se paga para ver na TV e torcer eu desprezo, mesmo quando não gera problemas, pois é algo totalmente vazio, simplório, tosco e inútil, que adquire uma dimensão totalmente injustificada e nociva no contexto da sociedade, seja qual for. De que adianta se libertar da religião e chafurdar em outra fonte de ilusão e fanatismo em potencial?
O esporte midiático só colabora para a simplicidade mental das pessoas e a alienação do povo em todos os sentidos. Só é bom para a mídia, para toda uma indústria monopolista que fatura milhões, e para governos, que querem dominar uma massa desinformada e preocupada com seus times e os inúmeros campeonatos idiotas que existem o ano todo. Pena que poucos tenham capacidade de enxergar e reagir contra isso. Inclusive algumas pessoas inteligentes (mas muito comuns, ou "pop"), dominadas pelos valores de uma sociedade de consumo e pelas drogas da mídia. Não, nem todos são burros, mas justamente os que não são me preocupam mais.
Seria bom se o pessoal torcesse menos e estudasse e refletisse mais, sobre assuntos relevantes. Ou praticasse esportes que dizem gostar, transassem mais (sem procriar), sei lá...
2 comentários:
Mas então, o povo dai é mais civilizado, ou esta aparente civilidade é resultado de um sistema de controle que funciona (lei, polícia)? E se eles tivessem um governo como o daqui, seriam vândalos também em questões cotidanas (como o que a gente vê aqui)? Ou, eles por serem de fato mais civilizados, não se permitiriam chegar no fundo do poço (como aqui)? É a velha questão, o que veio primeiro...
Mas você tem razão quanto à imagem/nome da cidade. Os jornais aqui no Brasil deram esta notícia ao longo do dia.
Então, Rosana...
Vai parecer paradoxal, mas eles são sim mais civilizados por natureza além de ter muito mais controle - as 2 coisas se complementam.
Mas, tb são mais alienados, mimados, infantis e fúteis (uma parte da população - especialmente os jovens proletários). Daí, numa ocasião como essa, eles podem virar bichos, mesmo sendo mais civilizados. É uma coisa meio de extremos isso. Essa gente, apesar de riquinha (se comparada com o resto do mundo) tem muitas frustrações e complexo de loser, além de serem assexuados e mal comidos. Tudo isso gera necessidade de virar fã de hockey e sair quebrando coisas qdo o time perde. Acontece em outros países desenvolvidos tb - a Inglaterra é um exemplo muito conhecido, com os hooligans.
Postar um comentário