domingo, 12 de junho de 2011

Devolução do imposto de renda & saúde

Esta semana eu recebi minha devolução do imposto de renda de 2009 (que eu declarei atrasado - apenas este ano). Eles te mandam um cheque pelo correio, mas também podem depositar na sua conta, se você pedir. A devolução de 2010 vai ser bem maior, e demora um pouco ainda. Gostei de ver a facilidade na declaração e no recebimento da devolução.

Outra coisa interessante: a receita e a previdência partilham dados (depois de você ser devidamente informado e concordar por escrito). Assim sendo, eles te oferecem todo e qualquer benefício que você possa ter direito, com base em seus rendimentos. Especialmente as famílias tiram grande proveito em isenções, créditos, etc.

Falando em benefícios, no meu caso, fiquei mais de 1 ano sem pagar o plano de saúde público, por não ter tido renda considerada suficiente. Este ano, como já estou empregado faz tempo, eles me mandaram uma continha hehehe. Vou passar a pagar novamente as mensalidades mas, caso eu pare de trabalhar por qualquer motivo, eu volto a ser isento, automaticamente. Não precisa pedir e nem explicar nada, pois a previdência usa dados da receita. Nesses casos a gente simplesmente para de pagar. Sem risco de morrer na fila do PS hehehe.

Quem sabe algo mas não muito daqui deve ter ficado confuso agora pensando "Mas saúde não é grátis no Canadá?" Praticamente. Nós dizemos que é grátis porque é muito barato e você não precisa pagar se tiver renda baixa. Além, é claro, dos descontos progressivos. O máximo que se paga (e o que eu pago no momento) é 60 dólares por mês. Isso não pagaria nem um simples exame laboratorial, se fosse um sistema privado, mas te dá direito a tudo que você precisar. Por isso dizemos que é grátis, pois o que pagamos acaba sendo um valor meramente simbólico - quando pagamos.

2 comentários:

delmo disse...

Então por ai também existe restituição do imposto de renda (ou pelo menos algo parecido?)mas a tal saúde pública cobre tudo??? se vc por ex quiser fazer terapia tal serviço é coberto? ou só em se havendo muita necessidade? e medicamentos são 100% gratuitos??

A. disse...

Sim,tem restituição sim.
Qto à saúde, é mais complexo. Tudo q é considerado necessário é grátis, mas o conceito de necessidade varia.
Terapia, acho q só se vc estiver doidão mesmo, mas há aconselhamento grátis p/ todos (feito por não-terapeutas).
Remédios também, depende... alguns são cobertos pelo sistema, outros pelo seguro complementar privado e outros vc tem q pagar. Tratamento dentário só particular, porque vc não vai morrer se perder os dentes hehehe.