quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Armas no Canadá

Hoje eu vou falar sobre um assunto que não tem nada a ver com o calendário de festividades, mas que eu acho muito importante e interessante: armas e a lei. E vamos usar um enfoque comparativo.
No Brasil, como sabemos, ainda se pode comprar armas legalmente, mas isso fica cada vez mais difícil, pela postura autoritária do estado; e o mesmo vale para o porte. Para quem não se lembra, houve um plebiscito antes da implantação do estatuto do desarmamento, o povo disse "NÃO" mas, mesmo assim, o governo continuou com seu plano cretino, ditatorial e desonesto de desarmamento civil, baseado em mentiras e pura ideologia barata esquerdista, como em toda república de bananas, onde o cidadão não vale nada. E o resultado eu não preciso nem comentar. A criminalidade apenas aumenta, sempre.

Nos EUA, como também sabemos, temos o oposto: propriedade e porte de armas são direitos constitucionais do cidadão, com pequenas diferenças nos requisitos, de estado para estado. Mas e no Canadá? Aqui temos uma mistura de posicionamentos. Podemos adquirir qualquer arma legalmente, mas é necessário ter permissão e treinamento. Além disso, há lincenças diferentes para armas não-restritas (longas e de menor performance) e as restritas (armas de mão ou longas de maior performance). O procedimento é simples, mas não se pode portar as armas de modo algum. Autorização para tal é quase impossível. E, mesmo para armas brancas, não há porte autorizado. Mas, quanto a armas brancas, a lei se torna meio engraçada, pois o porte só é proibido para fins de defesa. Ou seja, a legalidade vai do que a pessoa alega. E fica realmente engraçado porque, por exemplo, se você estiver carregando uma espada Samurai à vista de todos e alegar que é para cortar mato, tudo bem. Já, portar uma gilete no bolso e dizer que é para defesa pessoal é crime! Mas nunca nos deparamos com tal empasse porque simplesmente ninguém carrega arma alguma.

Análise e opinião: eu acredito que armas devem ser um direito do cidadão de bem, e que deve vir com responsabilidades, é claro. Isso porque nem sempre o estado pode estar por perto para nos defender. Eu penso que este direito está ligado à cidadania, como ocorre nos EUA. Mas, muita gente o atrela à necessidade (parece ser o que acontece no Canadá). Como aqui não há necessidade, também não há o direito (ao porte), e acaba mesmo ficando mais "bacana" a gente saber que ninguém está armado. E este é o contrário do Brasil, onde há milhões de bandidos armados, o cidadão fica refém, amedrontado, e já perdeu o seu direito de ir e vir, dependendo do lugar e do horário (algo absurdo, indigno e extremamente humilhante ao meu ver). Lá, o estado não protege o cidadão e nem permite que ele próprio se defenda. Ou seja, a pior situação possível.

Agora, voltando ao Canadá, apesar da minha opinião sobre o direito a armas, eu não me oponho ao que ocorre aqui pois, embora não possamos carregar armas, realmente não precisamos. Eu mesmo me sinto 100% seguro aqui. Assim, tudo bem. Abro mão do meu direito ao porte, e de muito bom grado. Aqui, o estado propicia um ambiente pacífico e seguro à sociedade, onde a lei está presente e se aplica em todos os lugares e a todos os cidadãos sem diferença, evitando que o crime avance ou seja impune, tanto com medidas policiais quanto sociais, educativas, etc. Deste modo chegamos à situação de paz social, respeito à cidadania e de segurança da qual desfrutamos. Assim, realmente, ninguém precisa de armas.


Nenhum comentário: