Vancouver está ficando cada vez mais manjada e frequentada por brasileiros, e nem por isso deixa de ser cercada de mitos e exageros, alguns inclusive criados e sustentados pela mídia brasileira.
Aqui, aos poucos, pretendo desvendar e explicar alguns pontos.
Começando pelos fatos mais óbvios:
1) BELEZA – Sim, Van é a cidade mais bonita do mundo, até onde eu saiba. Uma perfeita combinação de muita beleza natural e também construída pelo homem. Isso, além de alta qualidade de vida, enorme diversidade e um clima ameno (p/ os padrões canadenses) faz dela uma cidade muitíssimo atraente.
2) CUSTO de VIDA – é muito alto sim, mesmo em termos relativos. Viver aqui é um luxo, pois o custo de vida é dos mais altos e os salários não acompanham, além de haver mais competição no mercado de trabalho. É… muitos querem viver no paraíso, e precisam pagar o preço por isso.
Agora, alguns mitos e semi-mitos:
1) Existe uma CIDADE SUBTERRÂNEA em Vancouver. Este é o mais engraçado! Hahaha! O que existe são umas passagens subterrâneas (e outras não) que ligam diferentes partes de um grande shopping no centro da cidade que ocupa vários quarteirões. Tá longe de ser uma “cidade subterrânea”. Mas parece que a mídia no BR gosta desse mito e insiste em alimentá-lo.
2) VANCHOUVER – Aqui chove bastante sim, mesmo pq estamos em um ecossistema denominado “rain forest”. Numa explicação leiga e simplória, seria como a Amazônia, só que fria. Mas não chove todos os dias e os verões costumam ser lindos, muito ensolarados e c/ muito poucos dias chuvosos. Pode valer a pena ter um bastante chuva e bem menos frio, como compensação. Água não falta!
3) HONG-KOUVER – Sim, aqui tem muitos asiáticos, e estão onde quer que você olhe. Não são apenas chineses, mas de toda a Ásia, oriente médio e etc, embora os chineses sejam maioria. Aqui tem até Chinatown! Mas, existe uma regrinha: quanto mais p/ o leste você vai, mais orientais você encontra. Na parte oeste da cidade, dependendo de onde você for, eles estão longe de ser maioria. Na verdade, chegam a ser poucos. Refiro-me aqui mais a residentes do que a estudantes e turistas, é claro, pois são grupos de alta mobilidada e presença.
Outro mito, não de Vancouver, mas do país: o Canadá é um PAÍS BILÍNGUE… só na teoria. Apesar da lei dizer que é, dos produtos terem rótulos bilíngues e dos serviços federais tb seguirem a regra, o povo não fala 2 línguas. Em Quebec, apesar do “nacionalismo” deles, eles são meio que “obrigados” a falar inglês, como todo mundo no mundo todo. Já, na parte inglesa, quase ninguém fala francês, apesar de terem a língua como matéria na escola.
Outro detalhe: o francês de Quebec tem um sotaque feio, muito diferente do da França.
Falando em beleza, esta é a vista de uma das salas de aula da escola onde eu trabalhei. Excessivamente bela:
(Set/2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário