O Ministério do Trabalho canadense está preocupado com um fato no mínimo curioso: embora hajam desempregados no país, aumenta cada vez mais o número de trabalhadores estrangeiros temporários aqui. E a conclusão é simples: muitos canadenses não querem trabalhar.
O índice de desemprego atual fica por volta dos 7% da força de trabalho, o que não é nada mau, mas uma boa parte dessas pessoas poderiam estar ocupando tais vagas, mas preferem não fazê-lo. E o motivo é que, recebendo "salário-desemprego" pelo tempo que for necessário, eles acabam ficando muito seletivos e não aceitam vagas, por exemplo, na lavoura ou outros serviços pesados. Além de uns poucos nunca aceitarem emprego algum. E aí aparecem as oportunidades para os estrangeiros temporários.
Embora isso seja bom para os trabalhadores estrangeiros, é ruim para o país pois, além de pagar auxílio aos desempregados nacionais, o governo (ou os empregadores) ainda tem despesas para fazer o processo de visto e fiscalização dos estrangeiros - além de trazê-los e alojá-los aqui.
Como tudo nesse mundo, o sistema de bem-estar social também tem seu lado ruim: deixar acomodar ainda mais os acomodados. Mas, apesar dos abusos por parte dessa gente, ainda assim, é uma boa coisa, pois a grande maioria da população usa o sistema honestamente - quando usa. Até hoje eu só conheci uma pessoa que usou. E era estrangeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário