quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Polícia Montada

Também conhecida como RCMP (Royal Canadian Mounted Police) em inglês ou GRC em francês, ou ainda "mounties" para os íntimos, é uma polícia sui generis no mundo, por dois motivos básicos: primeiro por ser amada, respeitada, admirada e símbolo nacional; segundo, pela sua jurisdição variável, dependendo do local.

Quanto à jurisdição, ela é sempre a polícia federal canadense, mas também pode ser estadual (na verdade provincial) e também municipal! Tudo depende da vontade dos governos locais. Embora a maioria das grandes cidades prefira ter sua própria polícia metropolitana (Vancouver e Toronto, por exemplo), outras menores contratam a RCMP. Mas de qualquer modo ela está sempre a cargo de crimes federais.

Quanto à mística que envolve a corporação, deve-se ao fato dela ter surgido junto com o jovem país e desenvolvido uma profunda identidade com ele. Os mounties eram a única presença do Estado especialmente em lugares distantes, isolados, de difícil acesso e pouco povoados, o que lhes rendeu esse caráter de fator de integração nacional e essa aura de heróis nacionais. Por conta disso, hoje não se fala em Canadá sem vir à mente a imagem deles, em seu característico uniforme vermelho.

Atualmente, aquele não é o único uniforme (usado apenas em ocasiões especiais) e a "moral" deles andou sofrendo alguns arranhões, devido a mancadas e algumas improbidades que viraram notícia, mas ainda podemos dizer que são símbolos do Canadá, e ainda admirados e respeitados pela população, que ainda vê neles suas raízes enquanto país e ideais de cordialidade, integridade e civilização, que são muito valorizados por todos.

Abaixo um vídeo das muitas apresentações e eventos de integração com a comunidade, promovidos pela RCMP. Este evento em especial é muito concorrido, pois nele podemos vê-los em seu papel tradicional, o de destemidos cavaleiros de uma época romântica da qual as pessoas sentem saudades, e não apenas aqui no Canadá. Há inclusive a participação da minha amiga Maura, e foi transmitido na TV brasileira.

Nenhum comentário: