segunda-feira, 5 de março de 2012

Fora proselitistas!

Manchete do Vancouver Sun de hoje: "Grupo evangélico leva bota de escola em Delta" (um distrito da grande Vancouver). Isso porque eles, muito desonestamente, vinham tentando de várias formas fazer serviço voluntário na escola apenas para, na verdade, fazer pregação religiosa. Tentaram se tornar tutores de alunos e tiveram o pedido negado. Insistiram depois, se oferecendo para fazer simples serviços de pintura. Ao serem aceitos, botaram logo a mão na massa e começaram a "difundir a palavra do Senhor".

Como sabemos, o Canadá é um país laico, e nas escolas públicas não se pode fazer proselitismo religioso. Lugar de religião é na igreja! E não na escola, que é bancada com dinheiro do povo, e o dinheiro do povo não pode servir para financiar atividades de doutrinação de nenhuma religião. Muitos pais reclamaram e os crentes foram imediatamente expulsos e alertados de que não são mais bem-vindos lá. Bem feito. Enquanto isso, na barbárie que é o Brasil, o povão agora vota de cabresto em candidatos evangélicos e quase todos aceitam a religião como matéria escolar, ou até pedem por ela (com domínio cristão é claro), e políticos em algumas cidades até já fizeram leis obrigando alunos a rezar o pai nosso! MEDO. VERGONHA. NOJO.

Este post eu fiz questão de escrever tendo em vista a imoralidade que vemos no Brasil ultimamente: grupos religiosos tomando o poder e querendo impor seus princípios a todos, inclusive por lei, e usando dinheiro público para isso. Não apenas uma vergonha, mas uma grande ameaça à democracia e ao pluralismo. Sem falar no princípio do estado laico, que já está seriamente comprometido no Brasil. Este é um dos grandes pontos que me dá muita vergonha do nosso país e do nosso povo, que me fez ir embora e que também me faz sentir muito melhor aqui, numa civilização que já saiu da idade das trevas há muito tempo, e onde a religião não tem poder, ao contrário do que ocorre no fazendão da ignorância, onde um povo imbecil está recebendo de braços e pernas abertas uma tendência nitidamente teocratizante, fundamentalista, fanática e obscurantista na política. Nada contra religião, mas que fique apenas na igreja ou na casa de quem escolheu fazer parte dela. Respeitem o espaço público e o estado, que é de todos! Lembrem-se do Irã, minha gente - eles entraram nessa e agora não conseguem mais sair... Vão querer o mesmo? Brasil, tô fora. Viva o Canadá, a liberdade e o estado laico!

AQUI NÃO!!!

4 comentários:

delmo disse...

Aqui no Brasil há algumas iniciativas assim, mas são bem tímidas. Eu vou começar a fazer um trabalho voluntário em um hospital, que consiste na leitura de texto (em especial para crianças internadas) e a coordenadora do projeto disse que os voluntários podem levar texto, mas proibe as pessoas de levarem textos religiosos, ela disse que trabalho voluntário não é lugar para catequisação. Eu tive vontade de bater palmas quando ela falou isso fiquei realmente surpreso de alguém ter esta atitude no Brasil.

Misantropo disse...

Alex, é lamentável o que nós temos visto aqui no Brasil em pleno século 21. As igrejas evangélicas criando um lobby, através de sua bancada evangélica, com o claro objetivo de comandar o governo, as leis e, consequentemente a vida do povo. Estão tentando interferir insistentemente em assuntos que não lhes dizem respeito, como tentar enfiar à força o ensino religioso e o Pai-Nosso nas escolas públicas, barrar a legalização das uniões homoafetivas e até mudar o regimento do Conselho Nacional de Psicologia a respeito da homosexualidade. Isso é um absurdo! Eles não tem o mínimo senso do seu lugar. Acham que o livrinho deles e, principalmente, a sua interpretação pessoal dele estão acima de todas as leis do estado laico. Aliás, o Brasil, de laico não tem nada. Gritou "Deus", todos abaixam a cabeça e abrem as pernas. No mesmo instante, param de exigir coerência e passam a concordar com qualquer absurdo. Agora já temos um ministro-pastor da Universal, e é óbvio que o seu objetivo é chegar à presidência. Se isso acontecer, as portas do governo irão se abrir para todos os seus aliádos crentes e o "estado laico capenga" irá se tornar definitivamente uma teocracia evangélica. Aí a Idade Média se instaurará por tempo indefinido neste país.

A. disse...

Raríssima exceção, hein... Ainda mais em hospital esse povinho acha q tem q ter muita reza. Tem aquele papo de "qq coisa ajuda".

A. disse...

Verdade... a tal bancada já forçou a o governo a dar-lhes um ministério. Este é apenas o começo do sequestro do estado por essa gente. Eu penso q a ameaça de uma teocriacia é séria, já q estado laico não temos mesmo e o povo está cada vez mais estúpido e iletrado. Caminho livre para eles. O dia tenebroso ainda vai chegar.