Quem considera a polícia de Vancouver "devagar" ou mesmo incompetente teve uma satisfação esta semana. O departamento se desculpou por não ter prendido antes um maníaco que matou quase 40 mulheres há uns 10 anos atrás, no famoso "caso Pickton".
As desculpas se justificam porque haviam vários indícios e uma detetive estava prestes a solucionar completamente o caso, quando o comando resolveu mudar a direção das investigações, atrasando em muito a prisão do suspeito e dando a ele tempo de matar muitas mulheres, mesmo depois de considerado suspeito. A retratação na verdade veio da RCMP (polícia montada) que é a polícia federal do Canadá e que estava com o caso nas mãos, após recebê-lo a polícia metropolitana de Vancouver, por questões de jurisdição (o assassino morava numa fazenda em Coquitlam - área da RCMP).
Tanto a RCMP quanto a polícia metropolitana de Vancouver vêm sofrendo críticas e desgastes ultimamente, seja por incompetência (no caso do quebra-quebra do ano passado) e suspeitas sobre más condutas ou excessos, inclusive assédio sexual interno. Entretanto, a situação não é tão ruim quanto parece pois, apesar dos problemas, pelo menos as autoridades os reconhecem e chegam a pedir desculpas ao público. Por fim, a criminalidade só vem caindo de modo geral e consistente no Canadá, o que indica que, mesmo enquanto a polícia tem seus problemas, o país continua institucionalmente saudável e muito seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário