Quem passa pelo centro de Vancouver, em frente à galeria de arte, não deixa de ficar olhando para a cena com sentimentos contraditórios. Várias pessoas estão acampadas lá, já há semanas, como parte do movimento de ocupação capitalista que se espalhou pelo mundo.
Os sentimentos são contraditórios porque a maioria dos canadenses (assim como eu) são simpáticos ao movimento. Sabemos que o nosso modelo capitalista é predatório, injusto, insustentável e está criando muitas dificuldades para o povo em geral enquanto os grandes capitalistas só sabem ficar ainda mais ricos. Por outro lado, sabemos que tal ocupação não vai levar a nada, a não ser enfeiar a cidade.
Além disso, alguns dos protestantes são simplesmente gente que não tem o que fazer e o movimento em si não tem metas bem definidas. As pessoas sérias que estão lá, têm cada uma tem seus motivos diferentes. No lado "festeiro", um deles quase morreu de overdose na "favelinha" e outro chegou a morrer (por motivos ainda não-confirmados). Isso só vem a se juntar aos argumentos segundo os quais já é hora do protesto terminar, não apenas por falta de foco mas também pelas despesas, transtornos e riscos que vem causando (consideráveis pelos padrões canadenses). Infelizmente, sem ter atingido meta alguma. A polícia já deu o ultimato, mas os ocupantes não se mexeram ainda, pois aqui respeita-se muito o direito de expressão e protesto.
2 comentários:
O problemas desses movimentos "occupy" é que eles têm um que de neo hippies e seus propósitos não são bem claros, falar que o sistema financeiro é injusto é chover no molhado. Concordo que o sistema politico vigente na maior parte dos países não representa bem os anseios das pessoas em geral mas não acho que montar "favelinhas" no meio das cidades vá mudar alguma coisa, aqui em são paulo tb há cerca de 80 pessoas ocupando um lugar próximo ao viaduto do chá pedindo uma mudança global na sociedade, eu tb sou favorável a mudanças mas apenas não acho que ficar acampado no centro da cidade vá mudar alguma coisa. Aliás os hippies dos anos 60mudaram coisa de fato?
Tb acho.... são claramente uns alienados a fim de se drogar e parecer q estão fazendo algo útil. Mas eu acho q o pessoal dos 60's mudou algo sim. Nem q seja apenas no aspecto sexual, o q já é muita coisa. Sabemos q política e economia é muito difícil mudar.
Postar um comentário