quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vancouver: má opção para famílias

Não é novidade alguma, mas esteve em destaque esta semana: um estudo acadêmico revela que a Colúmbia Britânica é o PIOR lugar do Canadá para se criar filhos. Nada a ver com qualidade de vida e segurança - coisas que temos de sobra, mas com custos. Por coincidência uma revista também publicou um longo artigo sobre famílias que estão abandonando Vancouver.

A principal causa, como todos também já sabem, é o valor exorbitante de imóveis (e  casa é primeira coisa que uma família precisa). Mas, fora isso, o custo de vida aqui é normalmente mais alto no geral. Um outro fator importante é o fato do mercado de trabalho aqui ser limitado, difícil e desfavorável pois, devido à alta concorrência e certas peculiaridades locais, os salários são mais baixos. Sim, viver no paraíso também tem seus dramas!

Como resultado disso tudo, as famílias se empobrecem ou vão embora daqui, com destino a lugares frios, menos bonitos e glamourosos, mas onde ainda se pode comprar uma casa a preço justo e se ter um poder aquisitivo melhor.

E os solteiros? Nós também sentimos todos esses problemas, é claro. Mas, no nosso caso, felizmente, temos necessidades bem diferentes e menores. Podemos morar em apartamentos pequenos e precisamos comprar menos coisas. Ah, e a balada é relativamente barata! Sem exageros, a gente curte e ainda guarda uma graninha. Já, os coitados dos proletários sofrem, mesmo com os auxílios, isenções e incentivos governamentais. Fica aqui o alerta para aqueles que pretendem vir para cá.

3 comentários:

Rosana disse...

Resumindo, Vancouver é para poucos?

A. disse...

Eu diria q sim. É mais p/ quem tem grana, é temporário ou tá pouco se importando com as tais "metas da vida comum" (comprar casa, carro, cachorro, casar e ter filhos) q é o meu caso.
Não que não hajam muitos proletários satisfeitos aqui, mas eles sabem que fora daqui estariam em situação financeira muito melhor.
Só p/ se ter uma ideia: uma casa q vc compra nos EUA ou outras partes do Canadá (em boas cidades) por uns 200 mil, aqui custa 1 milhão. E essa diferença demora-se muito p/ pagar, pois aqui é mais difícil ajuntar dinheiro - ainda por cima.
Mas p/ solteiros, eu acho tranquilo, apesar de tb ser menos vantajoso. Só q a paisagem e o clima ainda fazem valer a pena...

Rosana disse...

Ou seja, são pessoas que fazem questão de manter uma boa qualidade de vida. Pagam para viver bem. E ai dá-se início à um círculo virtuoso, pois é natural que preservem o que já têm, e que exijam o que estão bancando.