sábado, 1 de outubro de 2011

Uma vitória para os viciados

Em Vancouver nós temos algo único na América do Norte: um local financiado pelo governo onde os viciados em drogas podem ir injetar substâncias usando seringas novas, com supervisão de uma enfermeira e sem risco de serem presos. Fica no centro "sujo" da cidade, lá onde não é bonito e gente "normal" não vai.

Apologia às drogas? De modo algum. Isso é ajuda a pessoas com sérios problemas de saúde, às quais não basta dizer que drogas são ruins ou ilegais, pois são viciados, e apenas atenção e tratamento podem ajudar alguns deles a se recuperar, evitar transmissão de doenças, overdoses, violência e outros problemas. E essa estrutura eles encontram lá, neste local, chamado "Insite". Esta atitude governamental, ao meu ver, é muito mais realista, adulta e humana do que a que existe no resto do mundo com relação às drogas e principalmente aos viciados. Mais um sinal de liberalismo e sensatez canadense e especialmente aqui em Vancouver. Claro que ninguém é a favor das drogas, mas não adianta ignorar que viciados existem e que precisam de ajuda. E aqui eles tem.

Mas, como sabemos, o governo federal agora é conservador, e foi à Justiça pelo direito de fechar e proibir lugares como este, numa típica atitude da mentalidade obtusa da direita. Hoje a corte suprema decidiu que o governo não pode fazer isso, pois vai contra o direito constitucional dos viciados, que também precisam ter suas necessidades atendidas, mesmo fazendo algo que a sociedade não aprova, mas que para muitos é inevitável. Os conservadores, que estavam se achando donos do pedaço por terem maioria absoluta no parlamento tiveram que enfiar a viola no saco. Agora, não apenas está garantida a sobrevivência do local como também já há planos por parte de vários governos municipais e provinciais para que se criem mais espaços como este, que por enquanto ainda é o único no país. Saber que existem pessoas nessa situação nunca é boa notícia, mas é menos pior do que saber que eles teriam que sofrer mais e causar mais problemas à sociedade por causa da cabecinha da direita.

Nenhum comentário: