segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Relatório do quebra-quebra

Saiu esta semana um relatório dando um puxão de orelha ops... umas sugestões para a polícia de Vancouver, por causa do quebra-quebra deste ano, organizado pelos chamados "fãs do hockey", que causaram terror e prejuízos na cidade.

Ficou comprovado que, além da estupidez do povo, a polícia realmente marcou bobeira. Haviam 450 policiais na rua, mas despreparados para lidar com a situação. Demoraram muito a reagir, a vestir o equipamento de choque e a tomar decisões. Por fim, mesmo com seu número dobrado com a chegada de policiais de distritos vizinhos depois que o negócio ficou feio, a comunicação entre eles falhou.

Prá gente que é brasileiro, ficou claro que o que faltou foi descer porrada nuns 5 que os outros abaixariam a bola, mas isso não foi feito, não só pela questão institucional, mas também porque a polícia tem muito medo de machucar alguém, especialmente depois de um cara descontrolado ter sido morto por acidente no aeroporto por agentes da polícia federal que usaram pistolas elétricas (não-letais) contra ele.

Realmente o comando da polícia de Vancouver não contava com o que poderia acontecer ao se misturar álcool, gente burra e uma derrota de final da Copa Stanley. Só que eles poderiam e deveriam ter previsto. Muito me estranhou a pagação de pau para a polícia por parte da população, que ficou agradecendo e elogiando a força por não ter machucado ninguém; só que também não fizeram nada. Tão samaritanos esses canadenses... E um detalhe tosco sobre eles: os caras aqui só sabem beber. E mais nada. Talvez por serem muito tímidos e sem graça, eles não perdem a chance de encher a cara quando há eventos públicos e agir como idiotas. Por fim, muitos dos vândalos já foram identificados. Tenho um amigo que trabalha com segurança e ele estava fazendo exatamente isso - fichando e investigando essa gente com base em vídeos e fotos do evento. E ele mesmo disse que provavelmente ninguém vai sofrer nada além da vergonha. Vai ficar quase por isso mesmo, pois não vale a pena processar, com exceção de alguns que foram filmados causando prejuízos relevantes. Mas há também aqueles que mesmo sem processo já foram expulsos de faculdades ou perderam o emprego e o respeito.

Chefe de Polícia de Vancouver ouvindo "sugestões"

2 comentários:

delmo disse...

Mas não vai acontecer nem deles serem obrigados a pagar uma indenização? ou obrigarem a comparecer a uma delegacia durante os próximos jogos para que percam os jogos??? aqui no BRasil a segunda alternativa acontece as vezes.
Semana passada um corinitiano foi morto por palmeirenses aqui em Sp e teve uma enorme briga entre carecas e punks na porta de um show (este palhaçada de brigas entre "tribos" que rolava nos anos 90 está voltando com força máxima

A. disse...

Ah sim, eles têm q ir falar com o juiz e tal... mas cadeia não vão pegar não. E indenização só depois de um processo e por isso muitos não vão pagar nada, pois os processos custam caro e só se justificam se o prejuízo foi relevante.