Uma coisa que existe aqui na América do Norte e que pouca gente sabe é essa noção de que a costa oeste é um lugar "relax", mais liberal e até meio "bicho grilo". Tal noção se aplica especialmente à California, que se distingue muito do resto dos EUA nesse aspecto, mas também se estende ao Canadá e, no geral, é verdadeira - embora aqui, um país mais liberal e ideologicamente mais equilibrado, tal dicotomia seja bem menor.
Além de implicar numa mentalidade mais arejada e um modo de vida mais tranquilo (o que também é verdade), acredita-se também que as pessoas do oeste sejam mais abertas e amigáveis. Mas este ponto não é bem verdade, no que diz respeito a Vancouver. As pessoas aqui são educadas, mas nada amigáveis e nem abertas. Na verdade, são refratárias, antipáticas, anti-sociais e assexuadas. "Uptight", como dizemos em inglês. Temos aqui muitos imigrantes de maioria asiática que se isolam em suas comunidades e famílias, e canadenses que simplesmente preferem viver cada um no seu quadradinho, socializando sempre com pouquíssimas pessoas. E, pelo menos para mim, a assexualidade, o isolamento e a falta de sensualidade e joie de vivre é o que mais me "incomodam". O povo em geral tem um estilo de vida muito previsível, saudável, ascético, chato e sem graça. Nem tanto "bicho grilo" mas "bicho do mato".
Entretanto, às vezes, nos encontramos em ambientes que justificam o estereótipo costa oeste no seu aspecto mais positivo. Hoje fui a uma loja de fantasias, comprar algumas coisas para o halloween e me senti num outro mundo, ou país pelo menos. A loja é operada por 4 canadenses já acima dos 40; três mulheres e um cara, e como eram amigáveis, relax, bem-humorados e engraçados, como deveriam ser os residentes daqui, de acordo com a lenda. Me trataram muito bem, como se fôssemos amigos (mesmo em lojas isso nunca acontece aqui), fizeram adaptação numa fantasia de graça (outra coisa inimaginável) e ainda faziam piada e chegavam até a flertar comigo. Uma das mulheres pediu que eu enviasse uma foto minha com a fantasia para ela colocar no criado mudo, e pior que foi sério hahaha! Hoje eu senti na real o que as pessoas celebram como o jeito de ser da costa oeste, ainda que ele não seja a regra, pelo menos no Canadá. Muitos dizem que aqui é mais o contrário. Mas eu ainda preciso viver na costa leste para ter certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário