segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Cartão do parlamentar

Fim de ano é época de receber um cartão de boas festas do seu congressista, ou "membro do parlamento" no Canadá - tenha você votado nele ou não. Isso é demagogia de político? Pode ser. Mas, mesmo que seja, tal ato reflete uma coisa muito boa e fundamental que existe em países civilizados e também deveria existir no Brasil, que é o vínculo entre os políticos e aqueles que eles representam. E não custaria nada forçar isso um pouco no Brasil. Mas como? Não é nada complicado.

Aqui no Canadá, o voto é distrital. Você vota em candidatos da sua região, e assim sabe quem te representa, mesmo que você tenha sido voto vencido. E não pára por ai. Quando os candidatos sabem exatamente de onde vêm os votos deles, eles ficam responsáveis por seus atos perante seus eleitores, pois sabem quem vai deixar de votar neles, caso eles "pisem na bola". E, do lado do eleitor, ele sabe de quem cobrar certas atitudes, e as pessoas realmente escrevem ou telefonam para seus representantes e cobram que eles votem contra ou a favor de leis, ou pedem que proponham alguma que julguem necessárias às suas regiões. É assim que funciona a democracia. É assim que os políticos se tornam responsáveis e decentes. No Brasil, as pessoas podem até saber em quem votaram mas, depois das eleições, deixam os políticos fazerem as lambanças e roubalheiras que quiserem, livremente e sem medo de nenhuma reação do eleitorado, que se torna alheio a tudo. Daria para cobrar os políticos mesmo sem voto distrital, é claro mas, com tal voto, as coisas ficam mais claras e o vínculo mais forte.

Eu nem conhecia este representante (não é o único da região) mas agora eu conheço, e estou inclusive convidado a participar de uma confraternização com ele, na semana que vem. Só assim a democracia funciona. Sem tal participação, acompanhamento e proximidade entre eleitores e seus representantes, a democracia vira uma mera formalidade inútil, como a gente pode ver em certos países governados por ladrões e bandidos de aluguel que não dão a mínima para o povo e fazem do estado o que querem, sem nenhuma vergonha ou receio.


Nenhum comentário: