terça-feira, 10 de junho de 2014

Tiroteio em Moncton e a polícia no Canadá

Na semana passada ocorreu um raro ato de violência em Moncton, uma cidadezinha aqui da região: um maluco bem armado atirou em policiais, matando 3 deles e ferindo outros dois. Como de costume, nas raras vezes em que algo parecido ocorre, o ato envolveu uma pessoa mentalmente desequilibrada. E isso, ao meu ver, é uma "vantagem", pois mostra que aqui não existe o problema da bandidagem. Malucos existem em todos os lugares e são poucos. Já, bandidos, podem ser numerosos demais e fora de controle, como é o caso no Brasil.

Mas o que realmente me chama a atenção em casos como este, onde morrem policiais, é a diferença em toda a situação, se comparada ao que temos no Brasil. Primeiro: o policial aqui é respeitado, valorizado, e sente orgulho de ser policial. Ele não é visto como um dos piores sujeitos da sociedade, mas como um dos melhores. E dignidade é uma coisa muito linda. No Brasil, infelizmente, é o contrário. Embora tenhamos policiais sem vocação e corruptos, também temos bons, honestos e dedicados policiais - até mesmo heróis. Mas todos são generalizados e vistos como canalhas e inimigos pela maioria das pessoas. Uma grande injustiça com os policiais honrados. Além do mais, sabemos bem das péssimas condições salariais e de carreira em que eles vivem.

Segundo: não apenas por se tratarem de membros da famosa polícia montada canadense, mas apenas por serem policiais, a morte deles é sempre muito sentida nas comunidades (palavra que aqui não é sinônimo de "favela" - coisa que não existe aqui, obviamente), e o povo realmente se solidariza com a corporação e os familiares dos que caíram no cumprimento do dever. Homenagens não faltam.

Terceiro e por fim: toda essa honra e dignidade que cercam a imagem do policial ultrapassam fronteiras (dentre as nações civilizadas), onde há um sentimento de camaradagem (e não corporativismo) entre policiais de diferentes estados, províncias e países. Por exemplo, para o funeral destes 3 "mounties", vieram 7 mil policiais da América do Norte toda prestar suas homenagens. Isso mesmo! Repito: vieram para o funeral desses 3 policiais (de uma cidadezinha pequena do interior) 7 mil policiais do Canadá e dos EUA. Isso é muito bonito e, infelizmente, não é para qualquer povo. Esse tipo de coisa, real e espontânea, sem precisar de ordens "superiores" e nem de pagamento, gerada pelo simples sentimento de honra, dignidade e gratidão, só se vê no "primeiro mundo". Mas é uma vantagem que não tem a ver com riqueza, mas com cultura e valores. Isso sim, faz valer a pena viver aqui, e ser cidadão de uma nação decente.

Policiais mortos em Moncton

Nenhum comentário: