sábado, 18 de fevereiro de 2012

Asilo no Canadá torna-se mais difícil

Esta semana foram anunciadas medidas para endurecer o sistema de concessão de asilo político no Canadá, um país que, ao lado dos EUA e algumas nações europeias, sempre foi um destino muito procurado por refugiados.

O problema é que o sistema vem sendo abusado. Muitos mexicanos (dentre outros latino-americanos), asiáticos e até mesmo europeus vêm buscando asilo aqui de forma indevida. A concessão de asilo visa proteger a vida daqueles que são perseguidos pelo estado em países totalitários (ditaduras), que torturam e matam dissidentes. E em países democráticos (como Brasil, México, e na Europa) isso não deveria acontecer. As autoridades locais devem proteger seus cidadãos.

Assim, será criada uma lista de "países seguros", pelo ministro da imigração, e cidadãos desses países terão apenas 45 dias aqui para terem seus pedidos julgado e, se negados, serão deportados imediatamente. Antes eles podiam apelar e ir ficando por anos aqui - às custas dos contribuintes canadenses. Esta medida foi anunciada num momento em que muito ciganos do leste europeu estão chegando aqui como refugiados e alegando discriminação (que sabemos existir) mas, como explicou o ministro, discriminação não é perseguição, e se todas as pessoas discriminadas no mundo fossem pedir asilo, o número de refugiados chegaria a um patamar inimaginável.

As medidas também geraram críticas por parte daqueles que as consideram como colocando em risco a vida de pessoas que realmente precisam de asilo - o que é verdade. Na minha opinião uns poucos vão sofrer injustamente mas também muitos picaretas vão deixar de se dar bem. Como sempre, malandros causam prejuízos imensos a terceiros inocentes, e eles deveriam se envergonhar muito disso.

Nenhum comentário: