segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Boxing Day

É um feriado muito aguardado na América do Norte por aqueles que desejam comprar coisas com descontos enormes - principalmente as que custam mais caro. Acontece sempre no dia 26, logo após o natal, mas os descontos podem se prolongar pela semana toda, e podemos ver anúncios de 50, 60 e até 80% em várias lojas. Há toda uma mística consumista nesta data, mantida pela crença de que se pode comprar certos itens quase de graça, e por certos truques de marketing, como a abertura anunciada de certas lojas logo às 6 da manhã - tudo para "atiçar" os consumidores e criar uma ilusão de correria, de caça ao tesouro. E às vezes é isso mesmo que se vê.

Este ano, pela primeira vez, eu dei uma passada pelo comércio, pois tinha interesse num certo equipamento eletrônico. O que pude notar foram dois fatos curiosos, mais na esfera cultural e psicológica do que na comercial: as lojas de roupas de grifes famosas eram as únicas com filas na porta, e os aficionados quase todos orientais - e aqueles tipinhos bem sem graça. Impressionante ver o poder que marcas exercem na psiquê de tanta gente! Segunda: grande parte do povo nas ruas era brasileiro, o que mostra como eles levam a sério a data quando estão por aqui e realmente se programam para tirar proveito dela.

Conclusão: após meu curto passeio pelas maiores lojas, pude perceber que grande parte de tudo isso é apenas ilusão. É verdade que há muitos e grandes descontos em algumas mercadorias, mas não em todas. Na que eu tinha interesse, por exemplo, os preços eram exatamente os mesmos de antes do natal. Talvez nos EUA a coisa seja mais para valer, mas aqui não passa de um saldão de natal não muito generoso, se considerado no geral.

2 comentários:

A. disse...

A meu ver, essas promoções fazem muito mais sentido aqui no Brasil, onde a carga tributária é monstruosa e faz com q certos itens cheguem a custar quase o dobro, como é o caso dos carros. Eu mesmo já comprei muita coisa em promoções de janeiro, quando as lojas querem se livrar de td q ficou encalhado do natal. Aí no Canadá nem deve ter tanta graça já q o nível de vida é melhor e mais equilibrado.
(By Misantropo - sorry deletei por engano hehehe)

A. disse...

Mas td eh relativo, pois mesmo aqui, a economia chega a ser absurda as vezes, dificil ateh de acreditar. Mas isso tem o ano todo, em pontas de estoque. Eh q nessa epoca o povo fica mais consumista e o comercio tira proveio disso.