sábado, 17 de setembro de 2011

O custo Canadá

A gente (ou pelo menos quem é mais informado) está acostumado com a expressão "custo Brasil" que é o preço que se paga a mais por qualquer coisa produzida lá, seja pela infra-estrutura deficiente, que causa perdas, impostos abusivos ou pela corrupção, que também eleva o preço de tudo.

Mas também há o custo Canadá. Não gerado por infra-estrutura podre e nem pela corrupção, mas por um sistema tributário que foi projetado para bancar uma seguridade e justiça sociais acima da média. Apesar de ser algo bom, também tem seu lado perverso, que é a perda de competitividade e o maior custo de vida, se comparado ao vizinho do sul.

Agora que o dólar americano está em pé de igualdade ou mesmo mais barato do que o dólar canadense, esta realidade fica ainda mais visível e desperta a revolta da população. Só para ilustrar: uma bicicleta no Canadá custa 50% a mais do que a mesma nos EUA. Leite custa o dobro, queijo custa 4 vezes mais. E por aí vai, tudo em impostos. Este é o preço que pagamos para viver num país com menos desigualdade social e mais segurança e tranquilidade para todos. Mas tem gente que se irrita, e não é para menos. Eu mesmo tenho amigos que vão fazer as compras do mês e encher o tanque nos EUA e, por incrível que pareça, vale a pena...

2 comentários:

delmo disse...

certamente deve compensar muiiiiiiito mais pagar esta custo Canadá que o custo Brasil. Mas eu fiquei surpreso em saber que as coisas ai custam tão mais caro que nos EUA, mas imagino que ai sim deve valer a pena pagar tanto imposto

A. disse...

Sim, a economia aqui é bem controlada e até meio amarrada, enqto a dos EUA é livre demais. Por isso lá ela funciona melhor e é tudo mais barato. Mas, é claro q temos vantagens aqui por conto disso, embora nosso poder de compra seja menor.