Este ano começam a ter direito a aposentadoria os primeiros "baby boomers" canadenses, que são as pessoas nascidas a partir do final da 2a Guerra Mundial até 1966 e, desde então, têm sido a maioria da população.
Este momento vem sendo temido pelo governo porque, quando a maioria da população se aposenta, o sistema de previdência social entra em risco, pois haverão cada vez menos pessoas trabalhando proporcionalmente ao número de aposentados. Quando os baby boomers começaram a trabalhar, haviam 6 trabalhadores para cada aposentado. Quando o último deles se aposentar, daqui a umas 2 décadas, haverão apenas 3 trabalhadores para cada aposentado, porque a população aposentada será enorme.
E teme-se que a população jovem não será suficiente para substituir os aposentados. Isso porque a taxa de fertilidade também vem caindo muito. As mulheres canadenses tinham uma média de 4 filhos cada há 40 anos atrás, quando eram donas de casa, e a média hoje é de apenas 1.5 filhos por mulher - número insuficiente para reposição.
É por isso que o Canadá (e outros países desenvolvidos) já possuem tantos imigrantes e continuam aceitando mais, além de apoiá-los quando procriam.
Mas mesmo a imigração não é solução, porque seria necessário ainda mais, e não se pode abrir as porteiras de forma indiscriminada (mais do que já estão), o que geraria outros tipos de problemas ainda mais sérios.
Uma boa consequência disso tudo é que haverão mais empregos para menos gente, e uma ruim é o fato da idade mínima para aposentadoria poder aumentar. Mas também não há motivo para pânico, pois o impacto não será muito radical, pelo menos por enquanto, pelo fato de que muitas pessoas em idade de aposentadoria continuam trabalhando, seja para manter o salário mais alto ou simplesmente porque gostam de trabalhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário