domingo, 17 de julho de 2011

As misteriosas leis do álcool

Na América do Norte há um paradoxo envolvendo tal substância: se por um lado bebe-se bastante, por outro há uma enorme quantidade de leis, regras e preocupações. O auge da paranoia foi a era da proibição, nos EUA, que gerou muito contrabando, criminalidade e da qual podemos ter uma boa ideia assistindo filmes sobre o mafioso Al Capone (Os Intocáveis, por exemplo). A proibição acabou faz muito tempo, mas deixou como herança uma grande burocracia legal envolvendo o assunto, inclusive no Canadá.

Aqui, você não pode, por exemplo: comprar qualquer tipo de bebida alcoólica em nenhuma loja que não seja de bebidas, e licenciada (mas em Quebec pode). Lojas, bares, restaurantes e boates precisam dessa licença e, para não perdê-la, precisam seguir religiosamente as leis, que determinam horário de funcionamento, lotação máxima de clientes e certas obrigações do comerciante, como não vender a quem aparentar embriaguez. Você também não pode beber na rua, a não ser, por exemplo, um festival para o qual uma licença especial tenha sido emitida - coisa que nunca ocorre pois não se admite mesmo beber em público, por motivos inclusive de segurança pública. Levar álcool de uma província para outra também é proibido. Você também não pode levar seu próprio vinho a um restaurante e se quiser levar o resto da garrafa para casa, ela tem que ser lacrada pelo estabelecimento e você tem que carregá-la num lugar inacessível, como o porta-malas do carro! Isso, sem falar no limite extremamente baixo de álcool permitido no sangue dos motoristas. Por fim, um fato curioso: a maior e melhor rede de "adegas" pertence e é operada pelo governo provincial!

Tais regras, estranhas, exageradas ou não, pelo menos são claras. Mas há outras muito obscuras, especialmente porque cada província tem suas próprias leis regulamentando o assunto. Uma que confunde demais quem chega aqui é a que determina dia e horário de funcionamento das lojas. Tradicionalmente, elas operam em horário comercial e nunca aos domingos. Mas existem lojas privadas (não pertencentes ao governo) que tem licença para funcionar em outros horários. Aqui em frente casa acabou de abrir uma, e o aviso orgulhosamente diz: "aberta 365 dias até as 11 da noite". Vai entender...

Vamos beber! Esta funciona todo dia até as 11 da noite

Nenhum comentário: